Social Media Marketing

Social Media Marketing: Como desenvolver uma estratégia?

O Social Media Marketing, ou Marketing de Redes Sociais, deve fazer parte de qualquer estratégia de Marketing Digital. Por essa razão, quando um website está a ser desenvolvido, deve ter-se em conta de que forma as redes sociais podem influenciar o seu desempenho de SEO. Mas por onde se deve começar? Neste artigo, vamos abordar os 10 passos para começar uma estratégia de social media.

1. Determine o objetivo da sua estratégia de Social Media Marketing

Qual é o objetivo que pretende atingir com a sua estratégia de redes sociais? O que espera conseguir, através de todo o conteúdo que vai partilhar? Pretende que os seus seguidores recebam mais informação sobre os seus produtos ou serviços? Pretende aumentar as vendas? Ou pretende mostrar aos seus seguidores o seu nível de conhecimento sobre determinado tema, procurando assim aumentar a autoridade da sua marca?

Existem diferentes tipos de objetivos e pode escolher mais do que um. No entanto, é importante começar com apenas um ou dois objetivos, para que seja mais fácil manter o foco.

2. Determine que tipo de conteúdos pretende partilhar nas suas redes sociais

Após ter decidido quais são os objetivos que pretende atingir, está na hora de escolher que tipo de conteúdos vai partilhar na sua estratégia de redes sociais. Vai partilhar apenas os seus próprios blog posts? Ou, artigos escritos por outros especialista, que possam ser interessantes para os seus seguidores? Informações sobre os seus produto e serviços? O dia-a-dia do seu negócio? Informação pessoal? Existem muitos tipos de conteúdo que pode partilhar – e, tal como no ponto anterior, é importante escolher.

Mindmapping pode ser útil nesta fase. Talvez seja boa ideia pegar em papeis e canetas (ou alguma ferramenta digital), e começar a escrever algumas ideias para conteúdos. Escreva todas as ideias que possam ser úteis para promover os seus produtos ou serviços.

Quando chegar a hora de escolher os seus conteúdos, lembre-se que o importante é colocarmo-nos no lugar dos nossos clientes, para tentarmos perceber o que pode ser melhor para fortalecermos a relação dos seguidores com a nossa marca.

3. Determine as suas categorias de conteúdos

Agora que já sabe quais são os seus objetivos e que tipo de conteúdo vai partilhar na sua estratégia de social media marketing, chegou a hora de organizar o seu conteúdo por diferentes categorias. Junte todas as suas ideias e tente perceber de que forma se organizam por categorias. Por exemplo:

  • Informações sobre produtos;
  • Conhecimento sobre o seu produto/serviço;
  • A cultura da empresa;
  • Outras formas de envolvimento com os seguidores.

Outros tipos de categorias podem ser, por exemplo, partilha de notícias, eventos, entre outros. O importante é partilhar posts que se relacionem com a sua marca, produto ou serviço, de forma a manter o envolvimento com os seus seguidores.

4. Estabeleça prioridades

Uma forma de manter o seu foco, é estabelecer prioridades e alocar determinadas percentagens de tempo a cada categoria. Por exemplo, responder aos comentários dos seguidores pode ser uma das prioridades na estratégia de marketing de redes sociais, por isso pode aplicar 60% do seu tempo a responder a posts, e 40% a partilhar conteúdos.

No entanto, é importante ser flexível. Por vezes há imprevistos que mudam os nossos planos. O importante é não perder o foco, para não se afastar dos objetivos.

5. Determine quais as plataformas que melhor se adequam ao seu negócio

Nem todas as plataformas são boas para espalhar a sua mensagem. Por exemplo, se pretende recrutar colaboradores, o Linkedin pode ser a melhor plataforma para o seu objetivo. Se é especialista em tecnologia, o Twitter é sem dúvida a melhor opção. Se vende produtos que dependem de uma boa imagem, o Instagram é a sua escolha.

Depois de estabelecer que tipos de conteúdo vai partilhar, tente perceber qual é a melhor plataforma para o seu objetivo. Vai partilhar conteúdo informativo? Pode utilizar o Facebook ou Twitter. O conteúdo vai ser sobretudo visual? Então o foco está no Instagram!

6. Tente perceber quais são as plataformas que o seu público-alvo utiliza

O seu conteúdo pode ser interessante para o seu público-alvo, mas se não o partilhar na plataforma certa, o seu público não o vai ver. Precisa de ir a encontro das pessoas que querem ver os seus conteúdos!

É importante começar por analisar a sua audiência. Quando souber quem pretende alcançar, tente perceber quais são as plataformas certas. Existem algumas fontes online, como o Sprout e o Business Insider, que publicam estatísticas sobre os utilizadores das redes sociais. Combine os dados com os seus objetivos e as plataformas certas.

7. Encontre a identidade da sua marca e comunique-a nas redes sociais

Com base na identidade da sua marca, pense sobre como pretende comunicar nas redes sociais. Pretende ser formal ou brincalhão? Que tipo de linguagem é aceitável? Definir a sua identidade e aplicá-la a todos os posts nas redes sociais é importante, e pode poupar trabalho no futuro.

8. Interagir com os seus seguidores

É importante definir também a forma como vai interagir com os seus clientes e seguidores. Hoje em dia as pessoas gostam e de interagir com as marcas, e de colocar questões. É a forma do público e aproximar da marca e sentir que pode contar com a marca para esclarecer as suas dúvidas. Deve estar estabelecido se: vão responder a todas as questões colocadas via redes sociais ou outros meus? Vão estar atentos a todas as menções da marca nas redes sociais?

Esta última, é uma das melhores formas de aumentar a visibilidade da sua marca. Responder a comentários, entrar em conversas onde mencionaram o seu negócio é uma grande oportunidade de expôr os seus serviços e produtos a novos consumidores.

9. Ser realista

Após elaborar o plano estratégico de redes sociais, é importante especificar quanto tempo é que se vai dedicar a este trabalho. Quantos dias por semana? Quantas horas? Vão escrever os seus próprios artigos ou partilhar o trabalho de outros sites? É muito importante que tudo isto fique definido, para não se fugir aos objectivos.

10. Criar um plano de acção para as redes sociais

Por fim, depois de estar o plano elaborado, é tempo de redigir o plano de acção. Ou seja, como é que se vai colocar em prática todos estes pontos e objectivos? Quanto tempo será preciso para atingir estes objectivos? Neste documento devem estar escritos os objectivos de forma muito concreta. Ex: Em 12 meses vamos aumentar o tráfego no site em 25%.

Sejam criativos e ambiciosos! Não tenham receio de falhar os objectivos. Se não for possível, o plano é reajustado. Tudo é flexível. Acima de tudo, tem de se medir e avaliar todos os dados analíticos para se manter o foco nos objectivos e perceber o que é que funciona ou o que se terá de mudar. Monitorizar é a palavra de ordem.

Para saber mais sobre Marketing Digital, visite o nosso site: www.clickdash.eu

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button