google analytics porto

Monitorizar uma estratégia de SEO com Google Analytics

Na ClickDash, desenvolvemos estratégias com o objetivo de melhorar a visibilidade online do seu negócio. Para atingirmos este objetivo, é necessário monitorizar e medir a estratégia, para saber o que realmente está a funcionar e o que está a falhar. Existem várias ferramentas disponíveis para esse efeito, mas há uma que se destaca, pois além de ser totalmente gratuita, dá-nos todas as informações necessárias para avaliar a performance de um negócio digital: o Google Analytics.

A importância de monitorizar o sucesso da estratégia de SEO (Search Engine Optimization)

Um dos principais indicadores sobre a performance do website do seu negócio é a quantidade de visitas que recebe. É possível monitorizar a quantidade de visitas que o seu website recebe através do Google Analytics, na secção “Audience”. Nesta secção, podemos ver quantas sessões foram iniciados no website ao longo de determinado tempo.

No entanto, estes dados não mostram se as visitas ao website são resultados dos esforços de SEO. Para encontrar os visitantes que vêm dos motores de pesquisa, a chamada pesquisa orgânica, é necessário ir ao menu Aquisition > All Traffic, e poderá ver as fontes de onde os visitantes do seu website vêm. Escolha as fontes que precisa de monitorizar (por exemplo: Google, Facebook e Twitter) e clique em “Plot Rows” e aparecerá um gráfico de linhas, com cores diferentes para cada fonte selecionada.

O que diz o tráfego orgânico sobre a sua estratégia de SEO?

A partir do momento em que sabe utilizar o Google Analytics para medir o tráfego proveniente dos motores de pesquisa, pode avaliar se precisa de melhorar a sua estratégia de Marketing Digital através de SEO. Se não estiver a investir em SEO, poderá estar a perder grande parte do potencial tráfego. Se tem investido em SEO mas o seu tráfego continua baixo ou está a diminuir, talvez seja útil utilizar o Google Search Console para perceber o que se passa e corrigir algum problema.

Por outro lado, se o tráfego orgânico do seu website está a crescer, é porque está a fazer um bom trabalho e deve continuar o que tem feito até agora.

Monitorizar o SEO de páginas do seu website

Se precisa de monitorizar o tráfego orgânico de uma página específica, pode ir a Behavior > Site Content > LandingPages. Aqui verá quais são as 10 páginas com mais sessões. Pode também inserir o URL de uma página específica na Search Bar.

Comparar a percentagem de tráfego orgânico com a percentagem de tráfego total numa determinada página poderá ser útil para perceber a importância e o sucesso da sua estratégia de SEO.

Google Analytics e Google Search Console

É possível integrar o Google Analytics com a Google Search Console, de forma a combinar as métricas das duas ferramentas. Através desta funcionalidade, é possível ver quais as páginas mais visitadas, a origem do tráfego, dados demográficos, entre outros, comparados com dados sobre a taxa de abandono, a taxa de conversão e as transações (no caso de ter uma loja online). Ao analisar todos estes dados, rapidamente se descobre algo que pode ser melhorado no website.

Monitorizar o tráfego através de dispositivos mobile

Otimizar um website para dispositivos mobile é cada vez mais importante, sobretudo devido ao facto de o novo algoritmo da Google dar mais importância ao mobile-friendly. A Google vai definir o ranking dos websites de acordo com a utilização em dispositivos mobile, em vez de desktop. Se a experiência para o utlizador de mobile for pobre, é provável que o ranking seja pior do que sites com uma boa experiência mobile.

Para perceber o tráfego com origem em dispositivos mobile, é necessário clicar em Audience > Mobile > Overview, e poderá ver quantas pessoas acedem ao seu website através de dispositivos móveis. Se for mais de 10%, é realmente importante tornar o seu website mais mobile-friendly.

Estes são alguns temas importantes que podem ser analisados com ajuda do Google Analytics. No entanto, a utilidade desta ferramenta é muito mais abrangente, e cobriremos este tópico em postos futures. Fiquem atentos!

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button