email-marketing-porto

Email Marketing: o que é e como utilizar?

Email Marketing é uma das melhores ferramentas de Marketing Digital que qualquer negócio pode utilizar. Com a estratégia certa e alguma dedicação, o retorno do investimento (ROI) é significativo.

Existem vários instrumentos de Marketing Digital que podem gerar contactos para a sua empresa, e existem até negócios que não utilizam qualquer estratégia de e-mail marketing. No entanto, os benefícios de utilizar o e-mail são significativos, estimando-se que por cada euro investido em email marketing, se obtenha um retorno de 39 euros. Por isso, vale a pena aplicar algum esforço nos seus emails.

Mas não é suficiente enviar emails de forma improvisada, sem qualquer estratégia e sem o fazer de forma alinhada com a estratégia de marketing digital. É importante aplicar os objetivos de marketing à estratégia de marketing de email, e utilizar ferramentas de análise para perceber o que está a funcionar e o que não está a correr tão bem.

Uma das melhores formas de analisar o sucesso da sua campanha de email marketing é através da taxa de abertura de emails. Existem algumas táticas para melhorar a taxa de abertura dos emails, como segmentar a lista de contactos, ou inserir o nome do recipiente na linha de assunto.

Neste artigo, vamos abordar quatro táticas que podem ajudar o seu negócio a aumentar a taxa de abertura dos seus emails.

Aumentar a taxa de abertura de email marketing através de segmentação

Ao longo dos últimos anos, alguns especialistas em Marketing Digital têm defendido que o email marketing perdeu importância. No entanto, os estudos mostram que isto não podia estar mais longe da verdade. Através de uma campanha de marketing de email, pode obter um retorno do investimento superior a todos os outros canais de marketing digital. As marcas que não obtêm resultados através dos seus emails, muito provavelmente deve-se a não utilizarem corretamente esta ferramenta.

Enviar um email não significa que os contactos os irão ler. É preciso ser criativo. E para se ser criativo, é necessário conhecer a audiência e saber quais são as suas necessidades.

Uma tática bastante útil é segmentar os seus contactos através de segmentos de comportamento. Ou seja, criar diferentes grupos de contactos e perceber como estes agem e que diferentes tipos de conteúdo gostam. É importante perceber quais são os emails que cada grupo abre e adaptar a estratégia a cada um.

A importância do “Assunto” para o sucesso da campanha de Email Marketing

É possível aumentar significativamente o número de respostas aos seus emails apenas com o “Assunto” certo. E isto é fundamental para se ter um negócio de sucesso. Não basta aparecer de forma orgânica nos motores de pesquisa, se as pessoas não vêem os seus emails, está a perder potenciais clientes e vendas.

Para escrever corretamente a linha de “Assunto”, pode seguir os seguintes passos:

  • Especificar um benefício do seu produto/serviço;
  • Criar uma urgência para que o recipiente sinta necessidade de ler o email;
  • Mostrar alguma prova e credibilidade que tenha sobre o assunto;
  • Criar curiosidade.

Email Marketing com Call to Action

Esta tática já é antiga, mas continua a ser importante. Quando se está a escrever um email, tudo é importante. Desde a pontuação até à formatação, tudo pode influenciar o comportamento do consumidor. Um bom Call to Action pode aumentar a taxa de cliques de forma dramática.

O Call to Action é a forma de levar os clientes a agirem da forma que pretendemos, como por exemplo, visitar uma página do nosso website, ou comprar um produto.

A melhor forma de escolher um Call to Action é testar vários e tentar analsiar qual é a forma que os clientes aceitam mais. No entanto, existe consenso à volta do seguinte: cada email deve ter apenas um Call to Action, caso contrario poderá ser demasiado agressivo para os leitores.

Concluisão: ainda vale a pena investir em marketing de email

No que respeita a email marketing, são várias a táticas e ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a taxa de abertura.

No entanto, o que realmente é importante é utilizar esta ou qualquer outra estratégia de Marketing Digital (SEO, Pay Per Click, Social Media, entre outros) de forma consistente e com conhecimento.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button