SEO Porto

Criar conteúdo é importante, mas nem sempre ajuda a subir no ranking da Google

A criação de conteúdo é essencial para qualquer estratégia de SEO. Mas, para ter sucesso, é necessário que o conteúdo criado seja o indicado para cada público-alvo e para cada palavra-chave.

É comum utilizar a expressão “Content is King” no mundo do Marketing Digital, e sobretudo entre os especialistas em SEO. Esta expressão pode ser verdade, mas não deve ser aplicada de forma indiscriminada a qualquer estratégia de Marketing Digital. Por vezes, criar uma grande quantidade de conteúdos de baixo valor, em vez de pouca quantidade de conteúdo de alto valor, pode ter um efeito negativo para o ranking dos negócios locais na Google.

De acordo com o site Search Engine Land, um advogado na Florida que tinha contratado uma agência de Marketing Digital, estava mal qualificado para as suas principais palavras-chave. Esta agência tinha criado dezenas de páginas com conteúdos pouco relevantes para os clientes que este advogado procurava alcançar, nos quais utilizavam termos jurídicos demasiado complexos e sem procura.

Quais foram os principais problemas de SEO identificados?

Quando a página foi analisada, foram descobertos vários problemas, que estavam a prejudicar a classificação no ranking da Google:

  • Conteúdos demasiado idênticos. Foram criadas páginas de serviços com os mesmos textos. A única diferença era a localização onde estes eram realizados, uma vez que o advogado em questão realizava os seus serviços em várias localizações. Esta é uma tática comum, na qual os especialistas em SEO inserem uma palavra-chave + localização;
  • Conteúdo criado apenas com o objetivo de aparecer na pesquisa local. O conteúdo foi criado apenas para aparecer nas pesquisas locais, mas não satisfazia qualquer necessidade de quem fazia essa mesma pesquisa. Isto é, não respondia a qualquer questão pesquisada pelos potenciais clientes;
  • Ausência de ligações. As páginas de serviços não tinham ligações internas. Ou seja, ligações vindas de outras páginas do site. Isto tornava mais difícil para os motores de pesquisa e para quem fazia as pesquisas encontrar as páginas;
  • Páginas sem tráfego. Devido aos problemas referidos, as páginas criadas não estavam a ajudar as pesquisas locais a encontrarem o site.

Qual foi a solução para a estratégia de SEO deste advogado?

Como a estratégia de SEO não estava a criar valor para o negócio do advogado em questão, a nova estratégia de SEO passou por apagar todas as páginas e criar novos conteúdos através de blog posts, com ligações para os principais serviços.

Após algumas semanas, este negócio começou a aparecer nas pesquisas por uma das suas principais palavras-chave.

Para negócios locais, é necessária não só a criação de conteúdos que associem um negócio a uma determinada área geográfica, mas também a criação de conteúdos de alta qualidade, que sejam relevantes e respondam a questões procuradas por quem faz pesquisas online.

É importante ter um plano. Desta forma, estamos a delinear o nosso trajecto para atingir os nossos objectivos de SEO ou os próprios objectivos da empresa. Planear e criar conteúdos que tenham internal links e monitorizar as páginas para as quais estamos a criar ligações, para verificar se estão a ganhar tráfego.

Uma Estratégia de SEO é uma forma abrangente e sustentável de criar valor para um negócio.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button